top of page
you change the world?
As sociedades frequentemente apresentam expectativas distintas para homens e mulheres, fundamentadas em papéis tradicionalmente atribuídos a cada gênero. Tais normas culturais podem perpetuar a desigualdade ao impor certas restrições ou vantagens com base no gênero. Alguns exemplos ilustrativos dessas desigualdades são:
-
As diferenças salariais entre homens e mulheres (Ver Lei 14.611/23);
-
Oportunidades de trabalho desiguais;
-
Expectativas sociais em relação ao papel da mulher, como a concepção de seu recolhimento ao ambiente privado, atribuindo-lhe a responsabilidade pelo lar e pelos filhos. Divisão desigual do trabalho doméstico;
-
Violência de gênero, manifestando-se tanto de forma física (por questões biofísicas) quanto mentalmente por meio de assédio (moral, financeiro, etc.).
-
Acesso limitado à educação (Fundação Malala);
-
A ausência representativa das mulheres na vida pública, o que resulta em pouca representação política ou liderança em empresas;
-
A dificuldade de acesso a creches, que acarreta restrições na liberdade do exercício do trabalho.
-
Informe-se sobre questões de gênero e igualdade de direitos. Reconheça e questione estereótipos de gênero em suas próprias atitudes e nas interações cotidianas.
-
As tarefas de casa devem ser divididas igualmente. Divida as tarefas domésticas e o cuidado dos filhos de forma justa e igualitária com seu parceiro ou família.
-
Incentive e apoie mulheres em suas carreiras, encorajando sua participação em cargos de liderança e tomada de decisões.
-
Encoraje e apoie mulheres a se envolverem na política e no governo, seja votando em candidatas mulheres ou apoiando sua candidatura.
-
Se presenciar ou tomar conhecimento de casos de violência contra mulheres, denuncie e ofereça apoio à vítima.
-
Opte por apoiar empresas e marcas que promovam a igualdade de gênero e que tenham políticas inclusivas em suas práticas comerciais.
-
Participe de movimentos e organizações que lutam pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.
-
Se você é empregador, garanta que homens e mulheres que desempenhem funções semelhantes recebam salários justos e iguais.
-
Seja uma mentora para mulheres jovens, oferecendo orientação e suporte para suas carreiras e metas pessoais.
bottom of page