you change the world?
Uma farmácia em cada esquina. Deveríamos considerar isso normal?
​
O conceito de saúde hoje, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Essa definição foi estabelecida pela OMS em sua Constituição em 1948 e continua sendo a referência mais amplamente aceita para a compreensão da saúde.
​
O conceito de saúde não se limita apenas à condição física de uma pessoa, mas também inclui aspectos mentais e emocionais, bem como seu bem-estar social e capacidade de se adaptar ao ambiente em que vive. Isso significa que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas também o equilíbrio e o bom funcionamento de todos os aspectos que compõem a vida de uma pessoa.
​
Além disso, o conceito de saúde também reconhece a importância dos determinantes sociais da saúde, como a condição socioeconômica, educação, ambiente físico, acesso a serviços de saúde e fatores culturais. Mas então, o que você pode fazer para ajudar com esse objetivo?
-
Beba água;
-
Use filtro solar;
-
Mantenha seu cartão de vacinação em dia.
-
Você sabia que doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas são frequentemente relacionadas a estilos de vida pouco saudáveis, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool? Vamos tentar dar uma maneirada?
​
-
Evite consumir produtos com agrotóxicos. Dê preferência a produtos orgânicos e de agricultura familiar, o que também estará contribuindo para o sustento de várias famílias;
-
Informe-se sobre saúde mental e ajude a combater o estigma associado a diferenças, mostrando compreensão e apoio a quem precisa.
-
Apoie ações de combate a epidemias: Em situações de epidemias ou pandemias, siga as orientações das autoridades de saúde, contribuindo para a contenção da disseminação de doenças.
-
Se envolva em iniciativas de saúde, como campanhas de prevenção de doenças, exames de saúde gratuitos ou doação.
-
Fiscalize as instituições e órgãos públicos integrantes do sistema de saúde. Você pode realizar denuncias para: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselhos regionais de medicina (CRM), Ministério Público Federal ou estadual, Defensoria pública da união ou estadual, Procon, Ouvidoria-Geral do SUS.
​
​​
​
-
Contribua financeiramente ou com doações de suprimentos para hospitais, clínicas ou organizações que atuam na promoção da saúde.
-
Apoie o Sistema Único de Saúde.